Nova obra de Serra, a transposição do rio Tietê

Enciumado com a repercussão da visita do usurpador da presidência da república às obras de transposição do rio S. Francisco, o Mais Preparado dos Gênios Nacionais, o governador Zezinho, resolveu anunciar uma obra mais espetacular, que mudará a geografia da cidade de S. Paulo e, por consequência, de todo o Brasil: a transposição do Rio Tietê.

População do Alto de Pinheiros comemora: agora não faltará mais água.

População do Alto de Pinheiros organizou festa para comemorar: agora não faltará mais água.

Em reunião ministerial de seu secretariado, o Mais Economista dos Economistas anunciou sua sapientíssima decisão.  Após cinco minutos de aplauso, um momento de estupefação: um de seus assessores informou que essa obra já havia sido realizada há mais de 80 anos. O Mais Preparado dos Filhos da Terra reagiu, revoltado:
– Como assim? Você está louco? Eu acabo de ter esta idéia! E só eu poderia tê-la!!!
– Mas, ó Grande Governador deste Estado-Locomotiva, uma transposição do Tietê foi realmente feita pela Light,nos anos 20. Funciona assim: o curso do rio pinheiros, afluente do Tietê, foi canalizado e é invertido por usinas elevatórias. Com isso, muda de sentido e as águas do rio tietê são bombeadas através dele até as represas de Guarapiranga e Billings. De lá, elas caem serra abaixo até a usina Henry Border, em Cubatão.
– Que negócio é esse de serra abaixo? Você está fazendo piada comigo? Fora daqui!
– Mas… governador…
– Fora! Está demitido!

Apesar  do constrangimento, o Governador Luminar deu ordem para que se iniciassem os trabalhos pela parte mais importante, ou seja, a propaganda. Imediatamente os assessores de comunicação do Engenheiro-Economista-Sábio mobilizaram-se.

Segundo nota da assessora de imprensa do Presidente de Nascença, sra. Miriam Cochonne, divulgada em seu programa na Rádio CBN, a nova obra significará a mudança de paradigma do saneamento, da política ambiental, da política educacional, do transporte, do desenvolvimento econômico e da cultura nacional.  Ainda segundo a sra. Cochonne, a transposição do Rio Tietê, integrada à ampliação das avenidas marginais do rio, exigirá obras de engenharia de enorme envergadura e complexidade, e que apenas serão possíveis graças à enorme capacidade técnica e gerencial do Grande Engenheiro da Nação que governa o Estado.

Os complexos projetos da obra vazaram para a imprensa e são apresentados abaixo.

Os projetos da obra que vazaram para a imprensa:as linhas vermelhas e amarelas mostram a localização dos novos canais

No mapa acima, pode-se ver a rede de canais que será construída para transpor as águas do Rio Tietê para vários locais da cidade onde há falta d’água devido às dificuldades orçamentárias da SABESP. A companhia de saneamento paulista enfrenta escassez de recursos para investimentos, por conta de sua publicidade no Acre, essencial para o desempenho de sua missão.

A transposição do Tietê beneficiará o Nordeste

A transposição do Tietê beneficiará o Nordeste

Mas o principal benefício da obra é o fato de que a água do Tietê servirá também ao Nordeste do Brasil, mostrando o amor e a generosidade do povo paulista para os nordestinos, como se pode ver no projeto ao que vazou para a imprensa, preparado pela assessoria cartográfica da Secretaria de Educação do Governo de São Paulo.

Na cerimônia de anúncio da obra, transmitida em rede nacional, ao lado de seu assessor para assuntos nordestinos, o sr. Dominguinhos, o Macro-Governador demonstrou todo o seu conhecimento e apreço pela Região Nordeste. Apresentou no mapa os canais pelas quais as águas Tietê seguirão até os estados da região para matar a sede dos famélicos nordestinos. Com isso, o Hiper-Governador pretende fazer com que os nordestinos possam ficar em confortável ociosidade em seus estados de origem, evitando que venham para São Paulo poluir a água do chafariz do Anhangabaú e abaixar a qualidade da educação do Estado.

Em uma singela homenagem ao falecido governador Mário Covas, o Ultra-Governador anunciou que a obra será denominada Complexo de Canais Transpositórios Mário Covas. Também as estações de bombeamento de água, no total de 171, serão chamadas Estação de Bombeamento Mário Covas 1, 2, 3 e assim por diante. Presente na homenagem, o filho do falecido governador, Zuzinha, comoveu-se com o anúncio e ao saber que os canais serão navegáveis e pedagiados. Abraçado ao emocionado filho de Covas, o senador Tasso imediatamente sacou de seu celular e iniciou negociações para a exploração das obras.

A nota desagradável do lançamento foi o amuamento do assessor de imprensa do Multi-Governador, o famoso jornalista Reinaldinho Cabeção. Consta que o famoso colunista magoou-se pelo fato da primazia do anúncio ter cabido à sra. Miriam Cochonne, por razões ignoradas. Mas, após um  gesto do governador ordenando-lhe que lhe servisse um café, o sorriso voltou ao rosto do prócer do jornalismo pátrio.

Comentário da Tia Carmela: O Zezinho sempre gostou de brincadeira com água. Uma vez, quando ele era criança lá na Móoca, ele foi com os meninos jogar bola em um campinho que tinha perto do córrego Cassandoca, que ainda não tinha sido canalizado. Quando eles passaram por cima de uma pinguela sobre o córrego, que já era sujo porque jogavam esgoto nele, o Zezinho deu um empurrão no Raimundinho, filho do seu Severino, que era um pedreiro pernambucano que morava lá perto. O Raimundinho caiu naquela água suja e o Zezinho e os amiguinhos dele ficaram rindo e dizendo: agora não falta mais água pra vocês…

Anúncios

25 Responses to Nova obra de Serra, a transposição do rio Tietê

  1. […] planalto será a responsável pelas inundações na capital paulista, e apresentará seus planos de transposição do Tietê para acabar com as […]

  2. O Zezinho fica tendo estes lampejos de idéias geniais, ele vai acabar se indispondo com o Farol. Pois inveja ali é mato.

  3. […] satisfeito com todas as suas boas obras , como a Transposição do Rio Tietê, e o Programa Maquete S. Paulo,  o presidente Zezinho tem se empenhado em pregar a Verdade, com […]

  4. […] dos Homens Públicos também informou que Asa Branca será incluída entre as beneficiárias da Transposição das Águas do Rio Tietê, grande obra do Presidente de Nascença. Desde que foi amansado pelo pres. Zezinho, ninguém mais […]

  5. Jimmy Cricket disse:

    ♫ Parece que a transposição Tietê engendrada pela fertilíssima mente (epa!) do Mais Insigne Brasileiro deu ligeiro chabú; o rio Cotia – também chamado rio da Paca Senescente – arrebentou a barragenzinha que o represava e alagou toda a região. Mas as perdas, segundo o Imaginoso Engenheiro que Governa Nosso Estado, foram mínimas: apenas 49 lares destruídos. Dando mostras de sua Inesgotável e Irresistível Verve, o Magnífico Governador recomendou que os flagelados aproveitassem para pescar e assim complementassem a própria dieta com o peixe gratuitamente colocado ao seu alcance pela generosa SABESP… ☺☺☺

  6. Neyde Helena Castro disse:

    Tia Carmela, acabei de ler um texto da revista piaui, ou pia lá, por favor, no site do Conversa Afiada, e citei a senhora, desculpe-me por não pedir sua permissão. O ‘curriculum vitae”, como dizíamos na década de 60, é impressionante… O zézinho é realmente o Grande Xamam de Toda a Humanidade, o Grande Criador de Projetos que Ninguém, Nem o Lula, Conseguiu ou Conseguirá Realizar. Êta zezinho porreta!!! Este Grande Homem – será que ele é de um ramo de Neanderthal? Parece que sim!!! DILMA-2010.

  7. GilsonSampaio disse:

    Baita coincidência.
    Olha só quem é a referência afetiva do Serra segundo FHC http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/o-perfil-de-serra-na-piaui/.
    Sopa no mel pra Tia Carmela.
    Bom proveito

  8. Angélica Matos disse:

    Gente, está em andamento uma pesquisa para escolher quem é a grande personalidade brasileira. Vamos lá, minha gente, vamos eleger o PRESIDENTE LULA COMO A GRANDE PERSONALIDADE BRASILEIRA. Acesse e vote aqui: http://www.whopopular.com/Lula-da-Silva. Vamos divulgar esta pesquisa entre os nossos amigos.

  9. Andre Luis disse:

    Kassab, que não quer ficar atrás (… esse menino !), iniciou o processo de transposição do lixo de São Paulo. Como a cidade não tem mais onde jogar suas 12 mil toneladas diárias de lixo, Kassab está transpondo o lixo para Guarulhos, Mairiporã, e quem sabe, toda a região metropolitana. Eu não sei onde estaríamos se não fossem esses caras e suas idéias geniais.

  10. ejedelmal disse:

    Fui respender a enquete do Conversa Afiada do PHA, e fiquei em dúvida: quando o Lula falou em marolinha ele se referia à crise financeira ou à campanha eleitoral do Zezinho?

  11. Flávio disse:

    Tia Carmela,
    Eu só quero saber quando a senhora vai finalmente contar a história do encontro entre o Gilbertinho Kassapa e Zezinho que aconteceu naquela noite de São João, lá atrás do muro da Igreja da Mooca. Eu lembro que depois deu a maior briga entre o Zezinho e o Garciazinho, aquele amiguinho íntimo do Gilbertinho. Ninguém entendeu a causa da briga. Zezinho, preocupado, depois explicou que tinha sido por causa de um picolé que ele tinha oferecido ao Gilbertinho e o Garcizanha queria também, mas como Zezinho só tinha um, deu para o Gilbertinho, que era mais amigo dele. Depois eles fizeram as pazes, e o três passaram a andar juntos. Teve um tempo que eles não despregavam um do outro, até que um dia o Zezinho elogiou a filha da dona Maricota, dizendo que ela era muito bonita, e os dois se intrigaram de Zezinho. Ele ficou tão triste que passou dois meses sem dormir. Foi assim que Zezinho ganhou as olheiras que ele tem hoje. Todo mundo pensa que ele é um vampiro, mas não é. E tudo começou por conta de um picolé.

  12. marcos antonio disse:

    Tia Carmela,
    Adoro a senhora e não posso ficar um dia sem ler seus comentários. As idéias do Serra são sempre “geniais”. A inveja dele é sem limites. Um abraço de Natal-RN

  13. Melchíades A. Prado disse:

    Bença tia Carmela,
    Gostei de ter vindo à sua casa. Tem um doce pra mim dar? Foi bom saber que o Zezinho contou pra senhora que vai fazer a transposição do Rio Tietê para o Nordeste. Isto vai ser muito bom para aquele pessoal, porque lá está faltando água todo dia. A dona Marta podia ter adotado esta idéia quando ela era prefeita e, naquela época, tinha muita enchente em São Paulo e sobrava muita água. Isto acabou, felizmente. O que temos por aqui atualmente são são somente pontos de alagamento. O Fernadinho vai ajudar? Parece que o Zezinho não quer ajuda dele, pois acha que ele atrapalha. Mas tem aquele menino, o Cirinho, que não gosta do Zezinho e vai querer avacalhar. Outra coisa: fiquei feliz em saber que o tio Rei – que v. chama de Reinaldinho Cabeção – continua trabalhando na casa do Zezinho e agora é copeiro. Ele já merecia, há muito tempo, sair daquele serviço de lavador de privadas. E esta Miriam que está trabalhando na casa é aquela que tratava dos porquinhos e a gente chamava ele de Miriam Leitão?

  14. Fidélis disse:

    Parabéns Governador!
    Ganhou minha admiração e meu voto nas próximas eleições.
    Aproveito para sugerir a transposição do Rio Amazonas para os USA. Para tanto, sugiro uma represa na Venezuela, de onde a água seria bombeada diretamente para o estado do Texas.
    Abç

  15. jbmartins disse:

    Cheguei a chorar de tanto rir, mais Tia quero dizer que sou a favor de uma CPI para a Vale, estão roubando nossos minerios, vejam aqui
    http://tijolaco.com/?p=5288#respond

  16. Fernando Cabral disse:

    Tia Carmela,eu nunca pensei em rir tanto,é simplesmente genial, o seu artigo

    Abraços Nordetinos de Natal RN

  17. Luiz Cortes disse:

    Deste jeito como ficará o Aecinho Neves – o mineirinho governador. Será que ele fará a transposição do Rio Arrudas também? O FHC não deve ter ficado com ciúme da idéia magnifica do genial governado Zezinho (SP), na verdade a idéia deve ter sido dele. O Zezinha Serra só copiou… pois idéias ele não tem nenhuma.

  18. Luciano disse:

    Óbvio, claro, ululante que idéia desse calibre e envergadura só poderia ter nascido do cérebro privilegiado que ocupa aquela cabecinha que Deus resolveu descabelar.
    Aliás, desde que o Grandioso Governador descobriu e revelou que os porquinhos são os grandes transmissores da gripe suína, esta evidente que um novo estalo estaria por vir.
    Oh! Grandioso Serra, pai de todas as idéias, tende piedade de nós. Amém.

  19. Josival Araújo de Sousa disse:

    SE ele ganhasse (coitado; vai levar outra surra, dessa vez da Dilma)o apogeu de sua administração será transferir a sede do governo, Brasília, para São Paulo. Solidarizo-me com o Raimundinho e lhe sugiro que, quando Lula transpor as águas do Velho Chico, convide o infame para um passeio às margens do rio. Quando ele vacilar empurre-o no rio.

  20. Divertidíssimo artigo. E os adjetivos dados ao motoSerra são impagáveis! Passei a conhecer esse blog via Conversa Afiada. Parabéns!

  21. Dimas disse:

    Depois de tantos adjetivos: gênio,luminar,macro-ultra-multi-grande,e com tantos assessores e ministros de pesos escolhidos a dedo no grande ranking dos notáveis do PIG( Leitão e Sandenberg na Economia, Alex.Gracinha- porta voz, Mainardi- Casa Civil, Renata Lo prada e Ana Maria Brega- Educação, (ino)Dora Kramer-Cultura, Tia Rei-Reforma Agrária, Josias e Clóvis Rossi-Ciência e Tecnologia, William/Fátima/
    Casoy/Nascimento/Barbero/Gaspari/Newmani/Mitre/Maria lidia – puxa-sacos oficiais), está aí engendrado o país futurista. Ainda bem que até o Vesgo do pânico pode nos livrar desta tragédia…Graças a Deus!

  22. Raimundinho disse:

    Tia Carmela,
    Obrigado por revelar esse fato. Eu sou o Raimundinho que foi vítima da maldade do Zezinho. Faz mais de cinquenta anos que carrego esse trauma comigo. Ao contar isso para o mundo, sinto que se fez um pouco de justiça. Deus lhe pague.

  23. Sandra Moreira disse:

    Genial! Só mesmo um grande estadista teria um idéia dessas. Será que o FHC não ficou com uma pitada de ciúme?

  24. tomás angelo disse:

    Sensacional esse post, só menos sensacional de que a capacidade de nosso magistral governador. Como mostram os mapas preparados pela secretaria de educação de SP, já que os estados nordestinos fazem fronteira com os estado de SP, seria muito mais fácil e barato levar água do Tietê ao Nordeste de que fazer a transposição do São Francisco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: